30 julho, 2014

História de Custódia


O dominio do atual território onde se situa o municipio de Custódia foi feito pelo Coronel Luiz de Melo (Dodô), no século XVIII, este território, antes habitado por índios das aldeias de Serra Negra, começou a ser explorado pela localidade de Quitimbu. Em 1909, Quitimbu formava um núcleo de relativa importância chegando a ser sede de Distrito de Alagoa de Baixo, hoje Sertânia, conforme Lei Estadual nº 991, de 01 julho de 1909. Algum tempo depois, os senhores Manoel Alves de Siqueira, Serapião Domingos de Rezende, José Florêncio da Silva, José de Moura Leite, Manoel Alves de Siqueira, Joaquim Pereira de Sá, Antônio Alves de Góis Melo e o Tenente Antonio José de Moura, se instalaram em local próximo ao distrito atraindo, assim, várias pessoas para o citado local. O primeiro nome dado a este local foi de Fazenda Santa Cruz.


Neste mesmo local também se instalou uma hospedaria, cuja proprietária chamava-se Dona Custódia. Após algum tempo, chegaram a localidade os padres jesuítas Ibiapino e Agostiniano, que vinham fugindo de uma perseguição política e foram acolhidos pelos habitantes que resolveram construir uma capela e a dedicaram a São José.

Os habitantes se reuniram a fim de escolher outro nome para a localidade, que até então, chamava-se Fazenda Santa Cruz, quando decidiram pelo nome de Custódia, que significa proteção, prisão, em referência aos jesuítas e também uma homenagem a Dona Custódia.

O crescimento rápido da localidade deveu-se a sua localização, pois, era passagem de tropeiros e viajantes vindos de Serra da Baixa Verde (Triunfo), Vila Bela (Serra Talhada), Alagoa de Baixo (Sertânia) e Olho D’agua dos Bredos (Arcoverde) favorecendo o aparecimento de pessoas de outras localidades para habitar no povoado de Custódia. Foram-se erguendo latadas e depois pequenos hoteis, onde se serviam café e almoço. O povoado de Custódia se desenvolveu de tal forma que pela Lei Municipal de 15 de outubro de 1909 foi elevado a categoria de Vila. Os fazendeiros mais abastados ergueram casas na vila para virem aos domingos para a missa e para fazer compras aos tropeiros. Custódia nasceu das feiras livres, feiras que até os dias atuais são respeitadas, por sua grandeza e diversidade de produtos, em toda região e pelos que aqui negociam. José Estrela de Souza manteve uma fábrica de tanino, da casca do angico, para fins farmacêuticos. José de Moura Leite era negociante de miçangas. Aureliano Simplício de Góis e seus filhos Sebastião e Domingos Góis, constuíram o maior empório comercial de tecidos, estivas e ferragens da região.

Antonio José de Moura (Tenente Moura), José de Siqueira Barbosa e Antonio Umbuzeiro, doaram o terreno em que hoje consta a paróquia de São José e a Praça Padre Leão. Em 1920 o padre italiano Leão Pedro Verseri começou, com recursos de donativos e próprios, a construção da atual matriz de São José, porém, morreu pobre na enfermaria do Hospital Santo Amaro, em princípios de 1935, no Recife, sem ver seu sonho realizado. A igreja for terminada por Padre Duarte, no ano de 1944, com total ajuda dos donos das usinas de caroá, Vasconcelos & Cia.

O primeiro professor foi Valfrido Barbosa (1921), depois Simplicio Nunes Duarte e Dona Bela Padilha. Ainda na década de vinte surgiu à professora Dona Maria Augusta do Amaral e Sá (Dona Manoca).

A luz elétrica, movida a motor, chegou em Custódia em 1939, no governo de Ernesto Queiroz. Joel Inocêncio foi o primeiro construtor da Praça Padre Leão, depois calçada por Luiz Epaminondas. Adauto Pereira fez funcionar a primeira Biblioteca Municipal.

Na divisão administrativa de 1911, Custódia figurava como distrito de Alagoa de Baixo, em 1916, seus habitantes ansiosos em tornar a vila independente, aproveitaram a visita do governador Dr. Manoel Borba, prestando-lhe significativa homenagem e pedindo autonomia da vila, que só veio com 12 anos depois. A vila de Custódia passou a ser cidade através da Lei Estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928. Atualmente, o municipio é formado por 3 ( três) Distritos – 1º Sede, Custódia – 2º Quitimbu e 3º Maravila e povoados de Samambaia, Caiçara,Ingá, Bom Nome (DNOCS- Perímetro Irrigado) e por mais de 100 (cem) sítios.

Fonte:

Texto da antiga Biblioteca Municipal, hoje disponível no site do IBGE, de autoria desconhecida.

44 comentários:

  1. HISTORIA DE CUSTÓDIA - HISTORIA DO CARVALHO Com a morte de seu pai Maria do Ó de Siqueira herda as terras, a partir daí começa a vender e uma boa parte das terras ela doa para o padroeiro São José da Fazenda Santa Cruz, onde hoje é Custódia. (Trecho Historia do Carvalho.)
    Antonio José de Moura (Tenente Moura), José de Siqueira Barbosa e Antonio Umbuzeiro, doaram o terreno em que hoje consta a paróquia de São José e a Praça Padre Leão.(Trecho Historia de Custódia.) Maria do Ó de Siqueira e José de Siqueira Barbosa, devem ser parentes bem próximo praticamente foram doadas as mesmas terras pelos does, meu pai conta que Zé Dodô falecido e sepultado em Brasilia também doou terras para a igreja. Lendo as duas Historias varias vezes vejo que são bem parecidas e que a familia Siqueira foi muito importante para Custódia ou ainda é, o meu pai Estácio Siqueira esta ai para revelar maiS Historias sobre Custódia e entorno de Custódia.Luiz G de Siqueira Amaral Brasilia DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é parente de Pacifico Lopes de Siqueira que foi morto na fazenda Umburanas em 1925 pelo bando de Lampião?

      Excluir
  2. está original - Custódia, cresceu, denominou alguns bairros: antigo matadouro hoje é Nossa Senhora de Lourdes, antigo Mutirão hoje se chama Miguel Arraes de Alencar.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Elida morro em recife mais minha família é de custodia, essa cidade maravilhosa que quando eu vou aos feriados eu amor tá com minha família. Estou planejando chegar a custodia no carnaval de 2013 se deus quiser. Beijos para todos e ate breve

    ResponderExcluir
  4. FAMÍLIA AMARAL EM CUSTÓDIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sogra é da família LOPES DO AMARAL

      Excluir
    2. Sou da família Amaral de Custódia. Meu bisavô era Antônio Lira do Amaral.

      Excluir
  5. Lúcia Barros, saudades de Custódia, terra querida onde passei boa parte de minha infância. Sou neta de José Pieta Ventura (fazenda da Lajes) e de Manoel Barros Fernandes (fazenda do Papagaio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty Assis, sou neta de José Pieta Ventura e Manoel Barros Fernandes tbm! Como a encontro no facebook? Preciso saber mais da história de nossa família! Sou Carol Canute no facebook, email carolcanute@hotmail.com, Whatsapp 11 947470551, aguardo contato! Bjs

      Excluir
  6. Sou natural de QUITIMBU, mas me sinto orgulhoso em dizer: sou de CUSTÓDIA. Sou neto de OSORIO VALERIANO da fazenda MATA GRANDE, em QUITIMBU. Eu so queria saber onde meu avô foi buscar esse sobrenome tão ilustre. Meu nome Luiz Gonzaga Valeriano, 74 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá sr. Luiz meu pai tbm nasceu em Quitimbú, filho "Neco" Valeriano.

      Excluir
    2. Ola, Minha avó é nascida em Custódia, seu pai se chamava Luiz Valeriano Da Silva, irmão de Ozório Valeriano Da Silva. Meu e-mail para contato: luama@hotmail.com

      Excluir
  7. Este texto apócrifo, divulgado pelo IBGE sobre a origem da nossa cidade, tem erros crassos. A história de Custódia tem que ser pesquisada. Sempre digo que a minha cidade tem crise de identidade. Para as duas versões da origem do seu nome, não existe nenhum embasamento documental. Prova nenhuma da existência de uma senhora por nome de Dona Custódia. Também, a versão desses dois jesuítas perseguidos e fugidos, se instalarem logo em um local onde circulavam levas de tropeiros, tangerinos de gado, mascates e almocreves, é bastante improvável. Custódia como sinônimo de guarda, proteção, não era um termo comum, não se utilizava esse termo. Impossível massificar uma palavra que a população nem sabia o que era, dando nome ao povoado. Estou interessado em desvendar esse segredo. Jorge Remnígio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os dados históricos das cidades publicados pelo IBGE são repletos de erros.

      Excluir
    2. IDEM (AMERICANA-SP), HISTÓRIA (FUNDE-SE), COM:- http://oespiritodolugar.blogspot.com.br/p/bairro-carioba.html... Nossas (Famílias:- Abade (Calábria Itália-Mãe) & (Famílias :- Gutierrez Granada Espanha), ambos:- Foram (trazidos) Comendador Franz Mullehr Carioba & Esposa:- Ms. Comendadora Albertina Mullehr Carioba... Com a administração do Comendador, baseada no estilo europeu, foi criada diversas oportunidades de emprego, principalmente para imigrantes, de lazer, educação e diversidade cultural. Logo em 1907, Franz adquire a Fazenda Salto Grande , onde ele constrói uma Usina Hidrelétrica no rio Atibaia. Em 1911, a usina já era capaz de fornecer energia para o Carioba, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Cosmópolis e Rebouças (hoje conhecida como Sumaré). Porém, com a grande crise de 1929, a Cia. Paulista De Força e Luz planejava construir uma usina de maior capacidade para interligar a energia às redes estaduais. Os planos se cumprem e a CPFL adquire a pequena usina de Salto Grande e a amplia.

      Com o objetivo de ter energia própria mais uma vez, em 1934, Müller constrói a Usina de Carioba. Nessa época, o volume de água do ribeirão Quilombo era suficiente para movimentar as fábricas e o bairro, porém, com o progresso industrial e residencial e a poluição do Ribeirão, a Usina de Carioba chegou ao ponto de se tornar inviável. Hoje ela ainda existe e é aberta para visitação.

      Excluir
    3. custódia Maria Osório de Campos, primeira filha de Manoel José de campos, português vindo no final do século XVIII, instalado em Flôres, o mesmo deu origem a família Siqueira Campos.

      Excluir
  8. Custódia também era o nome de uma tia da esposa de Coronel Dodô. Esse era casado com Francisca Laudelina de Campos Góes, essa era filha de Francisca Barbosa de Campos irma de Custodia Maria Osório de Campos. Custódia era a primeira filha do portugues Manuel Jose de Campos e Tereza Firmiana da Fonseca Aragão. Era também irmão de Custódia, o escritor pernambucano monsenhor Pinto de Campos do qual era também madrinha. Será que o nome de custódia não tem a ver com essa moça chamada Custódia?

    ResponderExcluir
  9. EIS AÍ A EXPLICAÇÃO MAIS EVIDENETE DA ORIGEM DO NOME ''CUSTODIA' '

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de saber sobre a minha árvore ideológica mas não sei se meus avós sempre foram de custodia ou se mudaram para lá

    ResponderExcluir
  11. Quero muito saber dos familiares de meu aí já falecido ele se chamava Benedito Francisco dos santos saiu da cidade ainda jovem tinha 18 anos meu face é Beatriz Francisca me dê notícias alguém

    ResponderExcluir
  12. Quero muito saber dos familiares de meu aí já falecido ele se chamava Benedito Francisco dos santos saiu da cidade ainda jovem tinha 18 anos meu face é Beatriz Francisca me dê notícias alguém

    ResponderExcluir
  13. Desejo muito notícias da família de meu pai já falecido à 17 anos ele faleceu quando tinha 47 veio pr minha cidade Corumbá ms quando tinha 18 anos o nome dele era Benedito Francisco dos santos gostaria muito de ter notícias de algum parente dele por favor me ajudem meu face é Beatriz Francisca

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desta reportagem, sou tio de Valéria a qual vocês falaram a respeito da mesma sendo sobrinha de Pacífico morto pelo bando de Lampião! Como fazer para saber informações sobre meus avós em Custódia PE

    ResponderExcluir
  15. Devo ter vários familiares em Custódia PE Manoel Lopes de Siqueira

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito desta reportagem, sou tio de Valéria a qual vocês falaram a respeito da mesma sendo sobrinha de Pacífico morto pelo bando de Lampião! Como fazer para saber informações sobre meus avós em Custódia PE

    ResponderExcluir
  17. sou bisneto de francisca laudelina de campos goes filha de david barbosa sousa ferraz de floresta , gostaria que sr francisco marcos que é conhecedor de meus ancestrais comentasse mais sobre este assunto.sou de afogados da ingazeira

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Toda minha familia Rezende com Z e Siqueira todos de Sertania,e Custodia.Muitos moram em Arcoverde,minha Vo hoje viva com 102 anos.

      Excluir
  19. Ola estou buscando informações sobre minha genealogia . Sei que meu avô Antônio Pereira da Silva nasceu em Arco Verde e minha avó acredito que viveram em Custódia. Não consigo informações sobre seus nomes e ou parentes minha avó chamava-se Naldelina Alves de Goes sobrenome de solteira. Sei que meus bisavôs chamavam-se Capitulina Esmerinda da Conceição e meu bisavô paterno chamavam-se Gino Pereira da silva. Os maternos Sinhozinho (Alves) de Goes .meu avô Antônio tinha uma irmã chamada dona Preta ( apelidada Pretinha) e uma sobrinha chamada Pomfilia ( ou Porfiria) e a filha dela era OLIVIA . MINHA avó tinha por irmãos Lauro (Alves) De Goes, Natalício (Alves) de Goes, Carlindra (Carlinda Alves) de Goes, Ismalia (Alves) de Goes. Na família dela tinha um padre chamado Mauro que faleceu num acidente de carro. Trombou uma camionete e morreu. Por favor se vc tiver algum material que ajude a contatar com alguma desses parentes ou com a história deles ai em Custódia eu lhe serei eternamente grato. Obrigado. ..

    ResponderExcluir
  20. Ola estou procurando por minha genealogia e gostaria que vc se puder me ajudar me enviasse qualquer informação. .. tive um avó que nasceu em Arco Verde e depois de casado morou em Custodia ele nasceu em 1918 e casou-se com Dona Naldelina(Alves) de Goes (sobrenome de solteira) . Sei que meu avô tinha uma irma chamada Dona Preta (apelidada tia Pretinha). Tinha também uma sobrinha chamada Pomfilia (ou Porfiria) e a filha dela chamava se Olivia. Ja minha avó tinha por irmãos Lauro (Alves) de Goes, Natalício (Alves ) DE Goes, Carlindra (Carlinda Alves) de Goes, Ismalia (Alves) de Goes. Ela também teve um (sobrinho) que foi padre e chamava se Padre Maurício. Ele morreu num acidente de camionete numa trombada... por favor se vc souber de alguma informação que ligue a esses nomes eu lhe serei eternamente grato. Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Ola estou procurando por minha genealogia e gostaria que vc se puder me ajudar me enviasse qualquer informação. .. tive um avó que nasceu em Arco Verde e depois de casado morou em Custodia ele nasceu em 1918 e casou-se com Dona Naldelina(Alves) de Goes (sobrenome de solteira) . Sei que meu avô tinha uma irma chamada Dona Preta (apelidada tia Pretinha). Tinha também uma sobrinha chamada Pomfilia (ou Porfiria) e a filha dela chamava se Olivia. Ja minha avó tinha por irmãos Lauro (Alves) de Goes, Natalício (Alves ) DE Goes, Carlindra (Carlinda Alves) de Goes, Ismalia (Alves) de Goes. Ela também teve um (sobrinho) que foi padre e chamava se Padre Maurício. Ele morreu num acidente de camionete numa trombada... por favor se vc souber de alguma informação que ligue a esses nomes eu lhe serei eternamente grato. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, procure no site familysearch, tem cópia de documentos antigos e de batismos, tudo de graça

      Excluir
  22. Bom dia a todos parentes e aderentes!
    Apesar de viver distante, sempre acompanho os noticiários de minha cidade natal. Sou bisneto de um dos donatários da época citado acima, que fez parte das doaçoes de terras doadas para a construçao da atual paróquia de são jose. E por onde passo sempre me refiro; ser natural dessa marivilhosa cidade entretanto, meu nome é adeildo siqueira leite sou descende dos "moura leite" bem como "siqueira" tbm faço parte dos descendentes dos do "sitio fazendinha" da igrejinha de sao luiz que muita gente conhece como o início do sitio carvalho e que meus avos eram cicero batista da silva e adelina de moura leite e é com muito orgulho e lembranças inesquecíveis que sempre falo quando tenho oportunidades desse tipo! Obrigado a todos por compartilhar coisas que realmente nos interessa👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu bisavô esta sepultado dentro da igrejinha Sao Luiz Gonzaga no Sítio Carvalho, sou nascido no Sitio Carvalho, sou descendente dos primeiros Siqueira que ali chegaram no século 17. Luiz G de Siqueira Amaral.

      Excluir
  23. Oi sou de Custodia neta de PorDeus Pires
    Gostaria de falar com vc tenho uma foto pra te entregar

    ResponderExcluir
  24. Paulo Peterson eu pedipra vc falar comigo pq eu tenho uma foto do grupo que eu estudava quando morava ai e tem em meus colegas Zezita de seu enertos Marlene Dorinha Pires Joana Gato vc nao conheceu eu queria entregar a vc a foto pra colocar na associação e uma grande recordacao do tempo em que eu estudei.

    ResponderExcluir
  25. Valeu pela a resposta

    ResponderExcluir
  26. Eu, Francisco Domingos de Rezende, a 39 anos fora da minha terra Natal querida nenhum só momento esqueci, custódia linda e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  27. Olá, sou descente dos faceiros e dos Moura, são vários os sobrenomes:
    Gois, Moura, Rodrigues, Aquino, Guerra, Sousa, Figueredo.
    Sobrinha dos irmãos Moura do foto, Quinca, João e Antônio.
    Sou uma entusiasta, curiosa e sempre me incomodei com a falta de informações da nossa ascendência.
    Até os meus bisavôs tenho parte dos dados.
    Alguém tem uma pontinha dessa história?

    ResponderExcluir
  28. https://www.familysearch.org/pt/wiki/Cust%C3%B3dia,_Pernambuco,_Brasil_-_Genealogia

    ResponderExcluir