10 julho, 2020

Bordões & Slogans

por 
José Melo 
Recife-PE
04/07/2012

Durante muitos anos participei ativamente de campanhas políticas, e paralelamente exercendo funções de importâncias nas administrações municipais. 

Em todas as campanhas políticas de que participei, sempre criava bordões e nas administrações dos Prefeitos a quem assessorei, adotava slogans também criados por mim. 

O primeiro bordão que grudou na cabeça dos eleitores, remetia a necessidade de eleger Luizito. Era um bordão simples, mas chamativo. 

Cada texto publicitário, era encerrado com a frase “Porque Custódia não pode parar!”

Muitos outros bordões se seguiram. O “É Zé do Povo ou não é?”, grudou tanto que ainda hoje Zé Esdras adota esse codinome nas campanhas. Os slogans das administrações também marcaram época. 

Teve “Moralizar para crescer”, “Crescendo com moralidade”, “De mãos dadas com o povo”, “Construindo o Futuro” e muitos outros que nem recordo todos. Aliás, alguns foram adotados por algumas gestões de outros municípios, como “De mãos dadas com o Povo”, que vi outro dia em uma Prefeitura próxima de Custodia. 

Coincidência ou não, o slogan do colégio em que meu neto João Vitor estuda, aqui em Recife, é “Construindo o Futuro”. 

Mas nenhum deles me deu tanta satisfação, ao vê-lo repetidas vezes, como a frase que faz parte do Coro do Hino de Custódia, inicialmente hino do cinquentenário. É a repetida, que criei “Custódia, Terra Querida”, adotada por um sem número de custodienses orgulhosos de nossa terra. 

É gratificante observar o sentimento de amor à nossa terra, a exemplo do Blog de Paulo, que adotou a frase. Observei outro dia, também, veículos ostentando adesivos com a frase. E vi até uma localidade próxima a Custódia adotar a mesma frase, trocando o nome Custódia pelo da citada localidade. 

Venho observando ultimamente o grande sentimento de amor à Custódia que seus filhos devotam. 

Nas postagens de comentários no blog dá para se ter uma ideia do tamanho desse amor dos custodienses por sua terra, e do seu orgulho por ser Custodiense. 

A música que Janúncio Custódia gravou (nem sei quem é o autor), falando do orgulho de ser custodiense retrata perfeitamente bem esses sentimentos. 

A frase na música: “bater no peito e dizer de onde eu sou” diz tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário